sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PORQUE SOU HUMANO


Cada pessoa é um mundo... cada um, é um universo,
 
sem fim e sem explicação! Não somos obrigados a “ser

 
sempre assim” a “pensar sempre assim” e “a agir assim”,
 
porque amanhã, podemos querer “ser de outra maneira”,
 
“pensar de outra maneira” e “agir de outra maneira”, sem precisar
 
 de justificar o porquê… e ter de gritar:
 
- PORQUE SOU HUMANO -
 
e não uma máquina, e porque sou alguém sensível...
 
e não, um número na abstracta ordem universal!

2 comentários:

  1. Olá João Ramos,

    A verdade é que nós, seres humanos, só temos a consciência do que vamos sendo depois de já ter sido. E o que somos num determinado momento somo-lo em absoluto na profundeza onde a nossa realidade se efectivou. Mesmo que depois venhamos a não gostar daquilo que somos mas, infelizmente, já o fomos. Por outras palavras, posso dizer que somos um ser privilegiado que sabe aquilo que é por aquilo que vai sendo ao longo dos tempos, e pode assim reconverter-se sempre que infinitas razões o justifiquem, mesmo que não tenha que se justificar ou ter de gritar.

    O único meio que conheço de nos sobrepor aquilo que conscientemente somos é presentificar e ter consciência do torvelinho dos nossos actos. Assim, amigo João Ramos, comprazia-me, saber que, pelo menos, sabe que amanha pode querer “ser de outra maneira”, “pensar de outra maneira” e “agir de outra maneira". É sinal de aprendizagem e de evolução, pese embora, saiba que para se não ser mais aquilo que se é, ou melhor dizendo, para não se querer ser o que se é, terá sempre de ser-se embora de outra maneira. Se for o caso, julgo que sim, pela recentividade que argúcio do seu poema, dou-lhe os meus mais sinceros parabéns, não só pelo conteúdo que escreve mas também porque a consciencialização da nossa autenticidade não está ao alcance de todos. Um grande bem-haja.

    Ósculos e amplexos, BR

    ResponderEliminar
  2. joão, felizmente podemos escolher e mudar ,e se ás vezes não o fazemos é porque ao pensarmos demais nos outros , não os queremos magoar ou ....desiludir, eu gosto de ser quem sou ...a idade traz sabedoria.

    ResponderEliminar