quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Que te fale de solidão!?


Pedes-me que te fale de solidão! Paro, olho para o horizonte que não é mais do que a parede do teu quarto! Respiro pesadamente, “queimo” algum tempo, muito tempo, pois na verdade, não sei o que te dizer, talvez te reinvente um qualquer chavão, que na tua alma de mulher poeta apaixonada, sei que vais adorar!

Solidão? Bem sei eu explicar o que isso é! Sem cair no meu ar pretensioso e ridículo de galã decadente!? Bolas, mais valia perguntares-me a tabuada dos nove, que por acaso, só por acaso, também não sei, mas sempre me iria desculpando com uma infância infeliz, da má qualidade do meu ensino primário, mas não, tinhas de aprofundar a nossa relação recorrendo a temas quase que metafísicos.

A parede do teu quarto já não é o infinito, é algo mais, um algo mais que me irrita, é o símbolo da minha demorada estupidez, do meu profundo desconhecimento sobre as coisas da vida, e sobre mim próprio.

Sorrio como quem tosse, aflito, semicerro os olhos, movimento “suadamente” os dedos nas mãos já dormentes e esboço uma resposta muito ao género da literatura de cordel - Sabes…solidão é…bom…é estarmos com alguém que não tem nada para nos dizer, ou que não nos diz nada…estarmos, sei lá, com alguém que não nos quer ouvir, mesmo nos nossos silêncios…que não tem tempo para nós, o “nós” do amor, não o vulgar nós, a soma do eu e tu…ou então, alguém que nos quer para tudo e muito, mas menos para amar…!

Deixo-me cair para trás, de imediato, como uma insaciável predadora, debruças-te languidamente sobre mim, sorris, mas como quem sorri por e com ironia, como sorri um ser humano a atestar a estupidez de um outro ser humano.

Não dizes nada, apenas brincas, roças o teu corpo em mim e sorris…sorris…e sorris…quando tento de novo falar, colocas os teus dedos sobre os meus lábios e insistindo no teu no sorriso, dizes-me que não, que não queres ouvir a tabuada dos nove, sem tu própria saberes de que, por vezes, muitas vezes, vezes de mais, nos é difícil falar daquilo que nos vai cá por dentro, e isso, bem, isso não é uma questão de pura aritmética, mas sim da subjectividade dos sentimentos e de valores que jamais, aritmética alguma, irá resolver!

Estar e aqui sim, é estar com alguém e apesar de tudo, não ter nada para lhe dizer!

Continuas pendurada no teu sorriso, mas nem ele, nem já tu, significam a mesma coisa.

Levanto-me, engelho-te a testa, ainda com ar de galã vitorioso, saio da tua porta e da tua vida, cantarolando…nove vezes um, nove, nove vezes dois…. e pensando, para mim mesmo, que mais vale , que em solidão, que não são, realmente, a mesma coisa…devo-te isso…obrigada!


1 comentário:

  1. Bem ,por vezes podemos estar rodeados por uma multidão e no entato sentirmo-nos sozinhos...ou então querermos apenas a companhia de uma pessoa...soberbo o que acabas de escrever...e ja agora,nao sabes a tabuada dos 9 ???loooolllll :D Bjs

    ResponderEliminar