terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Trigo e o Joio (ou a estória do judas, no plural)

A minha Angustia e mal-estar neste momento, não se prende com o fato saber, o quanto dizem mal de mim, já me habituei, juro que é verdade, já nem me magoam as mentiras escabrosas, chego a rir, para não chorar:).

Se eu fosse de teorias, apostava numa teoria, a da conspiração, contra mim, mas não, não sou, quer dizer, fui deixando de o ser. Hoje, até considero uma honra, ser falado, bem, mal, muto mal, verdades, meias verdades, puras mentiras. Percebi, e escrevo com toda a tranquilidade, que em muitos campos da nossa vida, e lugares onde sociabilizamos, faço ume enorme SOMBRA a muita gente, o que é ótimo.

Mas se tudo isto não cria angustia e mal-estar, o que é afinal ???? Boa pergunta lol, é simples:

 1.º A tristeza de olhar à minha volta, e pensar em todos os que conheço, e já não saber distinguir "O trigo do Joio". Afinal, são os meus amigos que me têm andado a esfaquear, e eles sabem disso, alguns até irão ler isto... Pois o grande mal, não é essa falsidade, o mal é que eu agora não sei mesmo quem são os Puros, os que davam tudo por mim, como em tempos eu dei tudo por eles, incluindo a minha honra, o meu saber, os meus conhecimentos, a minha cara, a minha lealdade e, até partilhei os meu amigos com outros meus amigos, e agora....

 2.º … agora, deixei de acreditar na amizade e nas pessoas, fiquei uma espécie de Obsessivo-compulsivo, sim sou cordial, sorrio, finjo que sim que está tudo bem, e que adoro as manifestações de alegria, que cinicamente retribuo, mas já não me diz nada, puro TEATRO.


O que me deixa naturalmente triste, muito triste, pois estarei a ser cínico e cruel, para alguns que me abraçam com sinceridade, que me admiram e respeitam sempre, que me defendem, quando alguém me difama, o que é recorrente.

Isto leva-me a uma conclusão, sou, neste "momentum", mais feliz com as atitudes daqueles que são os meus "inimigos", aqueles que, declaradamente não gostam de mim, mas que, por mais curioso que possa parecer, não congeminam, nem ridicularizam ou inventam histórias sobre mim...limitam-se a não gostar, e deliberadamente eu sinto, e na verdade, acabam por me ensinar tanto.


Sem querer usar do nome de Deus em vão, neste caso, de Cristo, que não é mais do que uma parte da Santíssima Trindade, ora, se eu fosse Cristo, e o Síndrome do Beijo de Judas se tivesse revelado entre aqueles que acreditava eu serem os meu companheiros e amigos, estaria completamente lambuzado com tanta saliva, e a Troyka, teria de abrir uma exceção, para se poder dar as 5 moedas a tantos...ou não ;) e eu digo: -ou não. Porque espero descobrir, na "eira", onde está o TRIGO, para queimar o JOIO. Porque neste momento, olho, olho, e só vejo JOIO.
 

Ainda não estou paranóico, ao ponto de dizer que não confio na roupa que visto... não receio que os meus BOXERS justos, de cor preta (lol), me estrangulem a minha masculinidade, tal como a muitos, a quem este BARRETE servir, e nós não conseguimos fugir das traições que cometemos, esmagou o bom senso, a capacidade de leitura e discernimento entre o bem e o mal, entre a razão, coração e ganha a traição e quando se trai um amigo, seja ele qual for o propósito, e se mente de forma tão vil, jamais há perdão, e estão, condenados por si próprios, a terem que viver e morrer como Judas, quiçá, aguardando "no Inferno de Dante".


Apenas peço ao bom Deus,  "que cerre meus ouvidos a toda a calúnia, guarde minha língua de toda a maldade, e que me deixe voltar a olhar o MUNDO com os olhos cheios de AMOR. " Pois só assim, poderei, um dia, sentar-me na eira, e separa o Trigo do Joio, colocando o Trigo num saco chamado CORAÇÃO, e o JOIO, nem aos animais o darei, pois poderão morrer de peste e virulenta maleita, jogarei para o fogo, que tudo, mas tudo purifica.

Assim seja, o na linguagem da religião que professo: - ÁMEN.


PS: Que me perdoem os que têm amor por mim, e se vêm na desconfortável posição e condição de ler este testemunho.

1 comentário:

  1. Olá João Ramos,

    Apenas uma breve reflexão: o TRIGO… é algo que somos nós que temos que escolher levar para as nossas vidas. Não podemos ser hipocráticos. O seu preço é bastante dispendioso! Afinal, o que é bom sai caro! Logo, não se pode ter muitos TRIGOS. Embora a vernaculidade não se compre, o trigo pode ser comprometido por falta de recursos para se lhe dedicar. “Tempo é dinheiro!” Por isso é preciso investir nele para que a sua qualidade se cinzele e se demarque espontaneamente do JOIO! A disjunção do TRIGO e do JOIO é feita por afinidades e sentidos que não se explicam, não se forçam, não se obrigam e dificilmente se controlam. Por isso, hoje, é fácil ver em cada JOIO um TRIGO. Porque, na verdade, o JOIO dá-se bem com todos. Tem dezenas de TRIGOS e TRIGAS e centenas de JOINHOS. Por sua vez, o TRIGO é selectivo em suas escolhas. Recusa que qualquer cena começada por “tri”, leia-se “c”, entre na sua vida pessoal. Jamais reconhece um tri-amarada, um tri-olega, um tri-ompincha, um tri-úmplice, um tri-orreligionário, tri-… como TRIGO do seu. Porém, a dura realidade diz-nos que um TRIGO falso é mais detestável quem um JOIO inimigo! Ao menos, estes últimos não nos traem! São-nos leais em seu ódio! Mas se reconhecer um JOIO não é fácil como reconhecer um TRIGO falso? Ora, só lhe conheço um nome: LEALDADE! Pela dor que deixa transparecer em sua alma, peço-lhe que não se torne, também, o João, num JOIO, nem tão-pouco num TRIGO falso. Assuma uma postura LEAL e receberá, em sua vida, muitos TRIGOZINHOS!

    Excelente o seu texto e a abordagem que faz à traição da amizade. Escreve com alma e o seu blogue começa a ter vida própria. Acresce-me dizer que não, não perdoarei… não sou JOIO nem TRIGO!

    Ósculos e amplexos, BR

    ResponderEliminar