domingo, 17 de junho de 2012

Sabes porque o faço Mário Ruivo? Porque SIM!


A noite anterior, e o dia seguinte!

É para mim, em particular, este preciso momento em que escrevo, um momento de grande emoção, apenas e só, porque em certas ocasiões podemos captar a alma e a essência, boa ou má de um ser humano.

Sabes Mário, ontem, quando cheguei a casa, recordei uma palavras que escrevi, imagina tu, numa caixa de medicamentos, para que hoje, como agradecimento, te as pudesse escrever. Assim o fiz, mas não minto, decifrar, hoje, tornou-se um bravo acto de Paleografia, mas consegui, e no final, serão para sempre tuas.

Em primeiro, quero dizer-te, embora para alguns seja um chavão, de que TU ÉS RESPONSÂVEL POR AQUELES QUE CATIVAS! Sim, todos conhecemos este excerto do PRINCIPEZINHO, mas que se adapta a ti, para que nunca nos esqueças, desde o mais anónimo ao mais conhecido por ti, pelo que, depois de ontem, e hoje, continuas a ser responsável por cada um de nós, e por cada voto que se registou em teu nome.

É que repara pá, embora a partir de hoje seja nosso dever estar com o Camarada Coimbra, sobretudo pelo nosso PS, eu continuo, e muitos continuaremos “filiados” na Graciosa Legião da Politica Honesta (GLPH), que tu fizeste renascer em Coimbra. Sabes, pá, contigo voltei a sentir orgulho em ser socialista, não sou centro esquerda, mas sim esquerda, e aprendi contigo, nestes tempos, que efectivamente isso tem algo, para não dizer muito, de romântico, obrigada pelos ensinamentos da esquerda humanista.

Mas a razão deste meu escrito é outro, e que quero dele dar noticia e testemunho a todos os militantes, sejam de um lado ou do outro. Ontem, como me competia, fui dar um abraço ao Mário (SEMPRE FIDELIS), e à minha querida amiga Susana, e a uma determinada altura, em que mais um camarada dava um abraço ao Mário, e a dar-lhe o que todos lhe quisemos dar, um reconforto político, este, da forma mais natural, humilde e espontânea, que tantos conhecemos, este disse, eventualmente sem saber, com a voz emocionada, que o que o preocupava, naquele presente momento, e peço toda a vossa atenção, não era a derrota, essa já tinha passado, a sua dor maior, nesse momento, era o debilitado estado, e cito: - do meu amigo Zé Soares! A murmurar disse: -atrasou os tratamentos uma semana por causa da campanha! Como que a culpar-se a si próprio, por saber que naquele momento, o nosso camarada e amigo Zé, estava algures, em sofrimento e dor, sem puder festejar uma vitória, ou apoiar numa derrota! … e o seu rosto fechou-se numa tristeza que me bateu no peito com a força de 1.000 toneladas, calou-se, e afastou-se sozinho para um canto.

Escrevo isto, amigos e camaradas e não posse deixar de sentir os olhos humedecidos, quer pela nobreza do Mário, quer pelo meu/nosso amigo Zé. Pois eu estava ali, e só amigo de longa data do Zé, e colega de curso, e não dei por falta dele. Mas o Mário deu, e deu-me uma lição de vida.

Obrigado Mário por me deixares ter caminhado ao teu lado, se assim o permitires, irei continuar a faze-lo, estou aqui, hoje e agora, e espero continuar a estar para o que for, como te disse, sem saberes, marcaste de cada um de nós, duas coisas: de que é possível haver um político com políticas honestas, e fundaste no coração a Graciosa Legião da Politica Honesta (GLPH), à qual pertenço, não se pagam quotas, mas tem mais sedes do que o próprio partido em si, pois são os nossos corações!

Para terminar, e porque me disseste que o teu ciclo tinha acabado, eu não concordo, e espero que muitos como eu também não concordem, e espero que os que lerem estas minha palavras, o escrevam e tu transmitam como eu. Não, o teu ciclo ainda não terminou.

Para ti Mário:

No conhecimento, no ensinamento, na coragem de nos darmos aos outros, de forma gratuita, descomprometida sincera e sentida, de sermos e vivermos para o bem-estar da comunidade, respeitando sempre todos, os mais sábios e as tradições, Mário, o céu não é o limite, podemos e devemos ir sempre mais além.

Tu tens de ir mais além, não só por ti, mas por todos nós, que acreditámos e acreditamos em ti.

Bem haja Camarada Mário

Do teu amigo sincero e camarada.

João Ramos

Militante de base 28800

Sem comentários:

Enviar um comentário