quinta-feira, 3 de julho de 2014

Repúblico ou Monárquico?

Em Espanha, perguntam, uns e outros, por qual razão são Monárquicos...
... eu começo a pensar, por qual distinta razão é que eu insisto em ser Republicano!
Confesso que dentro de mim, a confusão está instalada, pesa a favor, que muito provavelmente por ter uma formação base em História, sempre olhei para a causa monárquica com grande respeito, carinho e simpatia.
...por outro lado, andam ai uns republicanos, cujos gastos, exposição, e mordomias, mais parece que se instalaram numa monarquia absolutista, controlando o querendo condicionar a tripartição dos poderes, assim sendo, longe da lisura da monarquia parlamentar, que até nem me parece mal!
É caso para eu dizer: - João (cão) foge que te fazem Barão... Para onde, se me fazem Conde!
Ora se em Espanha um referendo é algo possível, para o Povo Espanhol saber se quer continuar Monárquico, ou mudar para uma República, penso que é legitimo e muito Democrático, que nos Estados Republicanos, a população também possa referendar se quer uma Monarquia! Isso sim, é próprio de um Estado de Direito Democrático, coisa que pelo que sei, nem pode ser discutida.
Estou confuso!

PS(sem conotações partidárias): se a coisa mudar, será que dá para fazer um Mix entre a "Portuguesa" e o "Hino da Carta", é que já estou tão apegado....


https://www.youtube.com/watch?v=NS_x4k07mv0&feature=share

Hino da Carta

Sem comentários:

Enviar um comentário