quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Em que mundo vivemos!

Em que mundo vivemos?

Porque não podemos viver apenas fechados nas nossas lojas, alienados de todo um mundo digital, onde as guerras sendo mundiais, já não têm esse nome, e onde sendo frias, ninguém as toma como tal.
Houve, há e haverá sempre lugar para um Pedreiro Livre, porque a pedra está, por mais que a trabalhemos, numa mutação biológica que aparenta ter vontade própria, a tornar-se torpe e imperfeita, onde antes não havia qualquer, aparente pelo menos, aresta pontiaguda.

O maçon, tal como a pedra que trabalha, e que teima em se tornar disforme, tem de ser alguém permanentemente insatisfeito, resistente e resiliente, ao ponto de, se tiver de tapar um buraco, pequeno mais incómodo,  7x70 vezes, deve fazê-lo como se fosse sempre a primeira vez.

O maçon, deve ainda, nestes tempos, como em outros que passaram, ser conservador no que há que ser conservador, mas um visionário, um empreendedor, pró-activo quando olha a pedra (o mundo) e vê não tanto as novas imperfeições e fissuras, mas o que as causa.
O mundo internauta é um mundo ainda mal explorado por muitos maçons, demasiado fechados nas suas lojas, demasiado agarrados as suas alfaias, preocupados muito com a forma e o formal, com o cerimonial, é importante, mas não nos podemos quedar por ai, nem pelos intimistas "Ágapes", onde quase nos proibimos de fazer, num tom menos formal, as discussões sobre o mundo e do mundo.

As guerras estão ai, e não falo das que usam armas de fogo letais, são mundiais, são frias, feitas num recanto qualquer do mundo, por gente de todas as idades, classes, profissões, religiões.

O que tem feito a Maçonaria para acompanhar e conhecer este mundo subversivo?
Não será legítimo que cada loja, "per si", ou orientação, crie grupos que se dediquem a estas matérias?

Deixo um convite: assistam na vossa cadeira, em tempo real, aos ciberataques que são feitos a cada nano segundo no mundo, onde duas potências se digladiam em particular, USA V China!

Este observador, perscruta em busca desses ataques e guerras, onde Portugal se faz representar.

A Maçonaria tem futuro se acompanhar o futuro, sem esquecer, naturalmente, em ser conservador qb no que concerne às suas tradições, ao que faz dela, uma organização universal e secular!

TAF

Aqui fica o Link. Surpreenda-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário