sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Pouco Normal Debate sobre a SEXUALIDADE




NOTA PRÉVIA: Este texto não é, de forma alguma, uma tentativa imbecil de ser sarcástico ou gozar com a orientação sexual de cada um, até porque, no meu entendimento, e sendo um convicto Católico Apostólico Romano, cada um segue ou deve seguir o que o seu instinto lhe diz para onde ir. Não me revejo em nenhuma posição homofóbica, venha de onde vier. 

O texto que escrevi surge-me no seguimento de algumas imagens e debates que se têm feito ultimamente à volta desta temática, e dos seus sub-temas.

Tendo por base a lei, de que ninguém deve ser discriminado em função de um determinado número de coisas e opções, estou em crer que a orientação sexual a cada um pertence, e que devemos respeitar o caminho de cada um.

 Nada mais difícil do que mudar as mentalidades. Não será na minha geração, por certo, mas acredito que no futuro, as coisas serão diferentes. Se pensarmos bem, não faz muito tempo (década de 90) que a OMS retirou a homossexualidade da lista de doenças. Um dia virá em que esta questão deixará de ser tema de conversa, de polémica, de bandeira politica ou controvérsia religiosa.

Em parte, este texto, surge para mim, enquanto cidadão, como uma imagem DO RUÍDO à volta da discussão de temas como o casamento Homossexual, a co-adoção, que é muito diferente da adoção por casais do mesmo sexo. Propositadamente cria-se ruído  e fico triste, como Católico Apostólico Romano, e não é que seja muito importante, mas também como heterossexual, de que nas celebrações, muitos padres contaminam e demonizam as questões que atrás referi (casamento homossexual, co-adoção e adoção).

Se Deus é o criador de todas as coisas, e assim eu acredito! Logo Deus é o criador da inteligência e do pensamento, como tal, tudo o que pensamos, criamos, codificamos, definimos e escolhemos, então é uma escolha anuída por Deus. Que direito têm os homens que se dizem representantes de Cristo na Terra, de “pregar” o contrário, quando sabemos das muitas milhares de crianças que foram abusadas em instituições da Igreja?

Ser homossexual é o “diabo”, ser Padre, homossexual e pedófilo é o quê!? 

A moral é uma “cabra muito velha e vesga”…!

Que confusão vai neste mundo, e cinismo, nem se fala.

Confesso, fiquei boquiaberto com a resistência ao casamento homossexual em França, terra de todas as revoluções, liberdades, igualdade e fraternidades, pais onde com a Revolução Francesa se iniciou a época contemporânea… por outro lado, não me espanta assim tanto, como socialista, como homem de esquerda, tenho assistido um pouco assustado ao crescendo da ultra-direita radical, nomeadamente em França com a Frente Nacional. 

Há muito que afirmo que ao contrário do que muitos dizem, de que a história não se repete, que negam o devir, que tal não é verdade. Para mim, a história repete-se, no entanto, com outra tecnologia, outro impacto, e acima de tudo, com outros atores. Estaremos assim tão longe dos “ismos”? Próprios da década de 30 e 40 do século passado? O fascismo, o bolchevismo, o nacional-socialismo, o maoismo, o franquismo o Salazarismo??? Não sei!? Ando tão confuso que chego a pensar que até o “ismo” da Europa (Europeísmo), começa a fazer-nos mal.

Bom, mas o tema não é esse, poderia ser mas não é. Como cidadão, gostaria que o ruído à volta das questões da sexualidade de cada um, se dissipassem, mas é pedir muito, eu sei, mas começa por cada um de nós, e estes nós, não nos inclui apenas e só aos heterossexuais, implica também um esforço por parte daqueles cuja escolha é outra, é diferente, nem boa nem má, apenas diferente. Também quem escolhe essa opção, para mim, deve, nas suas manifestações e luta por igualdade de direitos, ter uma atitude séria, e não tanto provocadora e por vezes chocante, levando a que muitas pessoas confundam posições sérias na luta pelos direitos dos homossexuais, com uma “mariquices”.

Bem, aqui fica o meu “non sense” texto, que não perdem nada se não lerem, e que tem por base um termo latino, que evolui e hoje, significa aquilo que na sua génese não é.

GAY (LATIM TARDIO GAIU, PELO FRANCÊS GUI, AO INGLÊS GAY = "ALEGRE, JOVIAL")

Quando há ruído  quando o recetor não está dentro da linguagem do emissor, a coisa pode ficar confusa...

-          -Thomas, I’m gay!
-         - What? You are gay?
-          -Yes Thomas I’m so gay!
-          -But…
-        -  But what Thomas?
-        -  Nothing, I Just didn’t know that you were gay…
-        -  But I’m Thomas…today… me and Samantha…you know… we made love all night long..
-          …you…Samantha… love all night long, and now, in the morning, you are saying to me that you are gay?
-       -   Precisely Thomas…
-        -  No, you are not gay, probably you are bisexual …
-     -  What? Bisexual? No Thomas I’m just gay…me and Samantha, was great… great sex... and that’s I’m feeling so gay today.
-        -  Well, could be worst… maybe you are just being gay for a day, and tomorrow you get normal…
-         - Normal? But being gay, felling me gay it is being not normal?
-        -  Well… I’m straight you know!? Ever in my life I felt I was gay…
-        -  Poor Thomas…so you are a sad person all life… let me hold you in my harms my friend…
-     - Stop man...stop… be gay alone! Friends…ok… I will try to understand, but don’t mix the things…I’m not gay … not now, not tomorrow… never!
-       -   So you will be a sad person for life?
-       -    I’m not sad for not being gay…
-     -  …but you should be Thomas, you should try to be gay just for a day in your life…
-       - …try to sell that to another…ok
-       -    Ok!
-      -     Are you sure that you are gay???
-      -  Yes Thomas, today I’m.
-       - There is not a small possibility of you being bisexual???
-   - Again Thomas? Why are you talking about sexual orientation?
-       -   Because you told me that you are gay…
-         -  Yes, but I’m heterosexual , and very gay today
-     - Ok, so, it’s was I trying to told you, maybe you are bisexual today…
-         -  What??? I’m so confused…
-         -  Look, you can’t be heterosexual and gay at the same time…
-          - No?
-   - No! You just can be heterosexual, bisexual or heterosexual…
-        - ???? are  your brains burned??? I just told you that I was feeling so great and gay today, and you are talking about sexual orientation? Thomas, you are trying to say me that you are not gay as I’m, for have good sex with Samantha because you love me? And you can’t live with the idea of I’m being so happy, so gay because I love that woman??? Are you saying that you love me? And are you jealous …are you Homosexual Thomas??? Fuck man…
-         -  No..
-       - …no problem Thomas, today I’m so gay, that I don’t care about you are being homosexual, it’s you choice, it’s natural, it’s your life, and you are my friend…
-        -   … but I’m not…
-       -   I know Thomas, I know… you are not gay as I’m, you are homosexual…  and I’m even more gay that I was before, because you trust and told me. I hope that you find a person that you love, as I found Samantha, and one day you fell, in your homosexuality, so gay, as  I’m felling today… let’s drink a half in a pub… such a surprise Thomas…


quarta-feira, 29 de maio de 2013

prome night…





É a nossa prome night, quer dizer, baile de finalistas, só que não me parece tão bem….

…entramos no recinto da festa, não somos nem nunca seremos a rainha e o rei da festa, mas somos gentis gentios que juntaram dois pequenos reinos, dois corações, e os fundiram num só. Sim, é verdade, somos latifundiários de um grande coração, onde há cearas de amor a perder de vista… da qual colhemos, um para o outros, dia após dia, sejam eles solarengos, de chuva ou mesmo de temporal, porque a vida a dois tem um pouco de tudo, sêmolas de paixão, a flor da farinha chamada amor!

…somos tão novos, e pensamos que sim, que é para a vida toda, para a eternidade… que no nosso castelo, olharemos, eternamente, a nossa dourada ceara de amor… hoje, enquanto escrevo e tu não estás, por entre lágrimas, percebo que a eternidade pode ser amanhã, ou no dia seguinte… mas somos tão novos, jovens, e trocámos, nas férias de verão,  juras adolescentes de amor… seladas pelas mãos dadas nos corredores do liceu, sendo que, provavelmente, a única coisa eterna do nosso amor, será o brejeiro ,mas belo coração, que com uma navalha eu e tu esculpimos num castanheiro… ou talvez não…

… as luzes do ballroom, quer dizer, do salão do recinto de festas, só que não me parece tão bem… finalmente, num jogo confuso, multicolor, e por isso belo, acendem e incendeiam o espaço, cheio de gente nenhuma, apenas eu e tu… recolhes o teu vestido… para não pisar, vislumbro o teu muito retro e  coquete sapato, de salto fino e alto…nos outros dias, segredo-to, és a minha “miúda”, hoje, és a minha “senhora”, sorris…

…dou uma mirada no teu rosto, colocámos um Rouge, para dar cor, o vestido, embora agora um pouco mais largo, fica-te tão bem… cai-me uma lágrima, a ti também…
… para além do rouge rosado nas tuas faces, todo o teu rosto brilha, mas de febre, corajosa, por amor tu és…

… porque o conjunto musical só amanhã vem, ponho a girar o disco que previamente preparei… antes que os primeiros acordes soem, já estou nos teus braços, e por fim… a voz vibrante seguida de um coro dooo woop, dita as primeiras palavras…”one summer night”…

…o meu corpo cola-se ao teu, a nossa eternidade, física, penso para mim, pode ser agora, hoje ou amanhã, mas pelo bater dos nossos corações,  o nosso amor não!

…escassos, muito escassos dias  depois da nossa prome night, da nossa dança no ballroom, o teu já frágil coração, que a muito resistiu, parou… mas sei-te feliz, vi-te feliz, senti-me  feliz, pois tiveste, tive, tivemos a nossa noite… entretanto, de corpo, eu cresci! De emoções? Congelei! O castanheiro secou, foi cortada e ardeu… mas o nosso amor não!

… hoje não é o disco que roda sem parar, imagina mas sim uma coisa chamada CD, para me servir de inspiração e panaceia… uma e outra vez… sempre como se fosse a primeira vez… o Dooo Woop…seguido do vibrante “one summer night…. Under the moon of love… no one could ever take your place”…

-     Quem é este? Perguntou o polícia.
-     Ninguém em particular! Apenas mais um velho solitário que morreu!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Eu sem ti!






Eu sem ti!

Cruzo-me no teu olhar, mas não me perco, esse não é o caminho que quero, o de perder-me!

Uma e outra vez, ao cruzar-me no teu olhar, tenho o ímpeto de ir até ti, mas freio-me, não vacilo, puxo o arnês!

Sei que és como o canto da sereia, estás e não estás, mas eu, sem ti, é na alma, ter-me…

… e porque sim, só me resta gritar, em (desas)sossego, aos céus, que te amo…Amo! Amo! Uma e outra vez!


Cruzo-me no teu olhar! Mas será que não me perco? Esse não é o caminho que quero? O não perder-me?

Contudo, ter-te infinitamente nos meus braços, não será essa a minha predicada perdição? Assim é? Tal como escrevo, e tal como tu lês?

És a mácula que procuro? Ou ainda busco, longe de ti, pecado, a redenção? Quero entender-me, valer-me…

…mas não encontro resposta ou caminho…e tu? Com quem cruzo o meu olhar, mulher que amo…tu vês? Vês?


Que caminho de (in) felicidade me resta trilhar?
Qual a minha eterna punição?
Cruzar o meu olhar com o teu mil vezes, e não te puder ter nem amar?
… o Filósofo, cético, grita: - Eis um PROBLEMA... 

pois NÃO tem SOLUÇÃO!

domingo, 26 de maio de 2013

…minha branca alva folha flor de papel!




Olho-te e vejo-te nua… minha branca alva folha flor de papel,
não me saem as palavras…  nem qualquer traço, por mais naïf que seja, de escrita!
Levanto-me trôpego, incomodado… caio em sono de desilusão, no (des)conforto do meu docel…
… a musa que havia em mim morreu, fenece, jaz nua e crua, e o meu coração? Esse chora…grita!

Amanhã, quem sabe, tentarei novamente, deliro eu, nesta ou em outra branca alva folha flor de papel,
quiçá, vomitar de dentro de mim o bom e o mau, em agonia, toda a dor e desconforto que me agita!
O que for será, não escreverei uma e outra vez, venha com o sabor que vier, de acre doçura, ou doce fel!
>O  que só acontecerá casos sejas tu, musa minha, fénix renascida, que me devolva a vontade e o dom da escrita!

… mesmo para um não poeta, nada mais triste do que a “sencilla“ falta de inspiração!

è quando viene la notte - é quando chega a noite

...è quando viene la notte, c'è il sole nella mia vita!
Chiudo gli occhi a questo mondo, per aprirli in un altro, nel mio mondo di sogni, di nuovo fino al mattino, quando arrivo ad aprire gli occhi, e di nuovo, la vita, il buio più pura per me.

...mi alzo, prendo la mia doccia, io uso un abito di sorta, e faccio finta che io sono i Ramos, quando in realtà, voglio solo essere il figlio di mia madre, João!
solo allora il mio cuore è tranquillo ...

"...é quando chega a noite, que se faz sol na minha vida!
Fecho os olhos a este mundo, para os abrir num outro, no meu mundo dos sonhos, até ser novamente manhã, quando volto a ter de abrir os olhos e, novamente, a vida, a mais pura escuridão, para mim.
...levanto-me, tomo o meu banho, uso uma roupa qualquer, e faço de conta que sou o Ramos, quando na verdade apenas quero ser o filho da minha mãe, o João!
só então o meu coração  fica tranquilo..."

26 de maio de 2013

22H20